Tópicos Especiais em Redes Complexas II:

Identidade Estrutural

UFRJ/COPPE/PESC
CPS767 - 2014/1



Six Degrees of Francis Bacon

Professor
Localização / Horário
Resumo/Motivação

Identidade é um conceito fundamental na definição e caracterização de objetos. No contexto de redes, identidade pode ser atribuída em função unicamente da estrutura da rede. Por exemplo, a identidade de um vértice como sendo seu grau na rede. Identidade estrutural aparece em diversas áreas do conhecimento que lidam com fenômenos em redes, tais como Biologia, Física, Sociologia, e Computação. Isto ocorre pois muitos problemas práticos estão relacionados ao problema de atribuir identidade aos vértices da rede. Nesta disciplina iremos estudar como o conceito de identidade estrutural é utilizado em diferentes contextos para resolver diferentes problemas, visando um entendimento unificado do conceito e sua aplicação.


Ementa (preliminar)

Revisão de modelos e estrutura de redes sociais; equivalência estrutural; similaridade de vértices; anonimidade e privacidade em redes sociais; redes de proteína e gens; emparelhamento estrutural; automorfismo, isomorfismo e homomorfismo em grafos; entropia de grafos; complexidade e algoritmos eficientes.


Formato

Esta disciplina será oferecida no formato de seminário. Isto significa que cada encontro (aula) possui um tema específico e um respectivo material didático previamente selecionado (artigos científicos, capítulo de livro, etc). Todos os alunos devem ler e preparar um resumo do material que será apresentado além de participar das discussões. Um ou mais alunos (e ocasionalmente o professor) ficam responsáveis por apresentarem o material e liderarem as discussões.


Lista de email
Página atualizada em: 28-May-14


Programação das aulas (preliminar)

11/3 - Organização, logística e motivação

13/3 - Revisão de redes socias: características, modelos

18/3 - Equivalência estrutural (Sociologia)

25/3 - Equivalência estrutural (Sociologia)

1/4 - Similaridade estrutural entre vértices

8/4 - Similaridade estrutural e Graph Matching

15/4 - Graph Matching em redes sociais

24/4 - Anonimidade em Redes Sociais

29/4 - Apresentação e discussão de propostas de projetos

6/5 - Não teremos aula em função do SBRC 2014

13/5 - Identificação estrutural em redes de proteínas

20/5 - Homomorfismos, isomorfismos e automorfismos em grafos

27/5 - Apresentação e discussão do andamento dos projetos da disciplina; votação nos artigos

3/6 - Não teremos aula em função do NetSci 2014. Professor é co-autor em três trabalhos a serem apresentados como poster.

10/6 - Apresentação de projetos. Cada dupla deve entregar um relatório do projeto (máximo 8 páginas, template de artigos da SBC) e fazer uma apresentação oral, seguida de discussão.

Outra dia - Identificação de grafos - (muito preliminar)



Resumos

Ferramenta prática

Projetos